domingo, 22 de outubro de 2017
Segunda versão de modelagem da casinha de Oscar de Niemeyer para Oswald de Andrade
Nesse modelo, o pórtico foi reduzido para 6,15 metros de comprimento, o que possibilitou um acréscimo no espaço aproveitado da casa. A coluna entre o pórtico e a casa possui 4 metros e 70 centímetros, sendo destes 1,87 m a altura da parte mais baixa do segundo andar. Como resolução de aproveitamento do espaço vazio na planta original, utilizei o espaço com uma banheira, uma vez que no momento em que a pessoa entrar na banheira o pé direito ainda possuíra 1,96m.Dessa forma o espaço será usado com a pessoa deitada. A casa possui dois quartos com camas de casal e a cozinha, sala de jantar e living interligados.
Primeira versão de modelagem do projeto de Oscar Niemeyer para Oswald de Andrade
Essa primeira versão apresentou alguns problemas de proporção, se diferenciado do desenho de Niemeyer, principalmente devido ao comprimento do pórtico(12,5m),que não só tornou o modelo desagradável ao olhar, como também o tornou inviável, uma vez que reduziu drasticamente o espaço do interior da casa. Esse modelo não levou ainda em consideração o problema do vazio no segundo andar no projeto de Niemeyer, uma vez que a coluna usada possui 6 metros de altura no pórtico. A proporção do pórtico que, originalmente, seria menor que a casa, possui quase a mesma altura, tal mudança viabilizou o uso do espaço no andar superior, mas desfez a estética planejada pelo arquiteto. A modelagem ainda não possui a ligação no escoamento da casa e da abóboda.
segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Seminário de desing de interação: Pergunta do grupo
Pergunta elaborada pelo grupo após leitura dos textos sobre virtual: "O virtual precisa de uma pré determinação para não ficar sem sentido? Existe um paradoxo entre a virtualidade e a pré determinação?"
terça-feira, 10 de outubro de 2017
Croqui individual em Diamantina
exigido, porque foi o lugar que mais aproveitei o ato
de desenhar. Talvez pela expectativa que possuía de
conhecer o lugar ou o fato de ser individual nos deixar apreciar melhor o ambiente. O desenho foi feito em papel manteiga a lápis 2H, 2B e 6B.
O conceito programático na casinha de Oscar Niemeyer
Tomando como base os croquis da primeira e segunda versão do projeto do arquiteto Oscar Niemeyer para Oswald de Andrade. É possível afirmar que, apesar de o arquiteto tornar o espaço bastante flexível, uma vez que não demarca a funcionalidade de cada ambiente, o projeto não segue o conceito de programático. Já que o arquiteto demonstra pouquíssimas alterações de um projeto para o outro, optando assim por sacrificar vários quesitos como (espaço da residência, cozinha apertada, espaço desperdiçado no segundo piso e ausência de uma proteção na área da lavanderia), sendo assim em prol de uma forma idealizada o projeto perde seu potencial programático.
sexta-feira, 6 de outubro de 2017
Diamantina: rede de implicações
01. EXPOSIÇÃO
Substâncias: abertura; altura
Eventos: constranger; inibir
02. OBSERVAÇÃO
Substâncias: paisagem; Igreja
Eventos: olhar; sentir
03. ABANDONO
Substâncias: sujo; desgaste
Eventos: descuidar; esquecer
04. INCÔMODO
Substâncias: vazio; odor
Eventos: repelir; inutilizar
05. ESPERA
Substâncias: referência; mureta
Eventos: sentar; comunicar
Substâncias: abertura; altura
Eventos: constranger; inibir
02. OBSERVAÇÃO
Substâncias: paisagem; Igreja
Eventos: olhar; sentir
03. ABANDONO
Substâncias: sujo; desgaste
Eventos: descuidar; esquecer
04. INCÔMODO
Substâncias: vazio; odor
Eventos: repelir; inutilizar
05. ESPERA
Substâncias: referência; mureta
Eventos: sentar; comunicar
Assinar:
Postagens (Atom)