1
O parkour consiste em uma atividade de apropriação do espaço (público ou privado), em que o praticante usa habilidades do ser humano para ir de um ponto a outro da forma mais eficiente de maneira não convencional, através de saltos, escaladas e corridas. Em sua maioria, a técnica é realizada ao ar livre, utilizando os componentes e formas do próprio ambiente como integrantes do processo, não sendo necessário portanto, equipamentos destinados ao parkur. A atividade busca à partir dos exercícios de força, resistência, explosão muscular, equilíbrio, determinação, concentração e persistência, o desenvolvimento da autonomia do corpo sobre os desafios do cotidiano.
2. Deriva
A deriva é um exercício de descoberta do território a partir da superação da ideia do espaço como local de realização de atividades específicas. Nessa estratégia, o indivíduo se locomove no espaço sem um rumo específico e deixando-se levar pelos estímulos advindos do ambiente. Isso revela os efeitos psicogeográficos do território sobre seus usuários, uma vez que, por eliminar os instrumentos racionais de conduta passiva e substituí-los pelo comportamento participativo, propõe a apropriação consciente dos espaços de habitar e a construção de um novo urbanismo.
3. Flaneur
A palavra "flaneur" vem do francês flâneur, que significa caminhante/errante/observador e remete à figura do homem do lazer e conhecedor da rua. O flaneur se caracteriza, portanto, como o ato de caminhar/perambular pela rua sem motivo aparente, porém atento às características (aparência, história, possibilidades, etc) dos locais por onde passa.
4. O rolezinho
O rolezinho é uma apropriação do espaço público privado, geralmente ocorre em shoppings centers e supermercados, já que estes ambientes possuem um caráter determinista da classe de usuários que deve receber. Nesse sentido o movimento rolezinho, caracteriza-se por ser um encontro marcado, usualmente nas redes sociais como uma forma de manifestação do espaço elitizado.
5. Flash mob
Se caracteriza como uma rápida aglomeração de pessoas em um determinado local com o fim de realizar alguma atividade previamente estabelecida sendo que, após seu término, a aglomeração de pessoas se dispersa rapidamente. É, dessa forma, um evento que surpreende os transeuntes do espaço onde ocorre, já que sua organização e duração são incrivelmente rápidos.
6. O skateboarding
O skateboarding é uma atividade esportiva em que uma pessoa (skatista) faz manobras sobre um skate. Para isso, o indíviduo faz o uso de diversas superfícies, entre elas calçadas, ruas, rampas corrimões e escadas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário