sábado, 19 de agosto de 2017

Diferenças entre moda e arquitetura

    A concepção inicial tanto da moda, quanto da arquitetura é em prol de produção de proteção aos intemperes da natureza (chuvas, ventos e sol), ambas buscam trazer conforto a seu usuário. Outra vertente dividida por elas é a forma de manter um estilo pessoal do artista, seja ele o arquiteto ou o estilista.Apesar de suas inúmeras semelhanças, são suas diferenças que chamam atenção.
     Se por um lado a moda é usada muitas individualmente, até mesmo como forma de afirmação pessoal uma vez que as roupas, muitas vezes, define a personalidade de cada pessoa.  Hoje raramente se encontram lojas com peças únicas.Desde a primeira revolução industrial, a produção têxtil, passou a ser feita em larga escala e é por meio da combinação entre as peças que cada pessoa pode, diariamente, se definir. No entanto, tal fato auxilia num processo de segregação social, por exemplo o terno e gravata hoje, utilizados geralmente, por homens bem sucedidos(empresários), um dia representou se determinado homem, seria ou nao capaz de prover sua família( a qualidade dos tecidos, os estilos da estampa e do que aquilo representa) define e separa as pessoas.A arquitetura por outro lado possui uma vertente mais coletiva e capaz ajudar a unir as pessoas por meio de praças por exemplo.
     Vale ainda destacar que, a moda tende a mudar constantemente. As chamadas tendências costumam se alterar com as estações(novos tecidos, novos modelos, novas cores), causadas muitas vezes pela necessidade de diferentes proteções ou até mesmo  pela exigência constante do mercado capitalista para sustentar a economia.  A arquitetura por outro lado produz obras que se perpetuam no tempo e podem nos remeter a épocas,  ao fazer uma visita a cidade de Ouro Preto, por exemplo, é como se pudéssemos sentir a história que os prédios contam.
     Apesar da moda poder esconder nosso corpo que a arquitetura pode trazer uma sensação de segurança, uma vez que é capaz de limitar a quantidade de informações e situações a que estamos expostos. Mesmo tal  eficácia estar se perdendo devido ao advento da tecnologia,  o concreto ainda nos da  um certo controle sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário